Um Verão de música

A Casa da Música, no Porto, acolhe até Setembro cerca de uma centena de eventos, entre concertos, actividades educativas e conferências, acontecimentos que tanto podem acontecer nas salas de espectáculo como nos espaços ao ar livre, estes inseridos no âmbito do festival “Verão na Casa”.
Laurie Anderson é muito mais do que uma cantora, uma compositora, a parceira de Lou Reed ou a primeira artista residente da NASA. Ela assume-se como uma “storytaller” (contadora de histórias) para o século XXI e mostra essa faceta através da sua música. A presente edição do “Verão na Casa” inclui nomes protagonistas de vários géneros musicais, culminando com o projecto “Ring Saga”, uma adaptação do ciclo “O anel do Nibelungo”, de Wagner, interpretado pelo Remix Ensemble. Há ainda a destacar a participação de outros nomes e géneros musicais tais como: Frankie Chavez; Couple Coffee e Lula Pena; Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, que irá explorar os caminhos da música electrónica de dança; George Clinton com o funk; Djavan traz a música brasileira; Cristina Branco apresenta o fado mesclado; freak folk das CocoRosie; o reggae africano de Alpha Blondy; os sons do Brasil de Maria Rita; o revivalismo soul de Sharon Jones, e o jazz de Maria Schneider.
Marta F.
                                           

                  

Água para elefantes

Water for Elephants

(Água para os elefantes)



Um drama realizado por Francis Lawrence que tem como elenco principal Robert Pattison ( Jacob Jankoswski), Reese Witherspoon (  Marlena Rosenbluth), Christoph Waltz( August Rosenbluth)  entre outros.

Este filme tem como inicio um idoso, Jacob (Hal Holbrook) é encontrado junto de uma empresa de circos pelo director deste pensando que o idoso estivesse fugido do asilo.

É quando Jacob entra em conversa com o director que o filme em si começa. Jacob conta a sua vida apartir de 1931 e como foi a sua sobrevivência.

A história conta o percurso de Jacob, um jovem estudante de medicina veterinária, que após a morte dos pais não termina o curso e segue viagem sem rumo certo. Clandestinamente, resolve apanhar boleia de um comboio, que logo descobre que trata-se de um circo ambulante. Aí ele aproveita a sua experiência e técnica com os animais para se associar ao circo. Tudo poderia correr bem na vida dele se ele entretanto não se apaixona-se por Marlena, a principal atracção feminina do circo e mulher do carismático mas instável patrão da companhia. Na vida deles, e para aproximar ainda mais Jacob e Marlena, surge a elefanta Rose, a nova atracção do circo. E contra todas as probabilidades, os dois jovens apaixonam-se mas essa paixão não será fácil de se viver.

É um filme com uma histórias com muitas emoções que dá para rir ou até chorar. Contudo, acho que é um bom filme para quem gosta de animais, do mundo do circo e não só…


Filipa A.

Fest(Espinho)

Fest é um evento cinematográfico e educacional devido às suas actividades que vão desde a competição à partilha de informação e experiência. O festival de Cinema Jovem de Espinho irá decorrer entre os dias 26 de Junho e 3 de Julho, o seu objectivo é promover o trabalho de jovens criadores de todo o mundo. Pretende-se que os participantes consigam preparar a experiência à sua medida de acordo com as suas preferências. O programa aborda aspectos importantes para a produção de filmes como o argumento e as disciplinas técnicas. Se és um futuro realizador não deixes de aproveitar esta experiência para aumentar os teus conhecimentos.

Ana P.

Just go with it - Engana-me que eu gosto

O filme foi realizado por Dennis Dugan, e tem uma história recheada de comédia.
            Retrata um Cirurgião Plástico, Danny, mais propriamente Adam Sandler, que ao descobrir que a sua futura esposa o queria apenas pelo futuro promissor de Cirurgião. Mais tarde Danny usa a sua aliança de casado, mas nunca chegou a casar, para juntamente com uma história seduzir as mulheres. Mas um certo dia apaixona-se por uma rapariga muito mais nova que ele. Acabou por mais uma vez dizer que era casado mas que se estava a divorciar. Palmer a rapariga por quem Danny se tinha apaixonado insiste que queria conhecer a sua ex-mulher. Danny opta por pedir à sua assistente, Katherine, que é representada por Jennifer Aniston, para que fingisse que fosse a sua ex-mulher. Entertanto vão surgindo mais mentiras, até que Danny incluiu nessa sua história de doidos os filhos de Katherine. O filho mais novo de Katherine faz então chantagem com Danny, porpondo a ida ao Hawaii senão contava toda a verdade a Palmer. Então vão todos para o Hawaii, para um fim-de-semana.
            Como será que a história irá acabar? Será que Danny fica com Palmer ou com outra mulher, ou acaba mesmo sozinho?
É um filme muito engraçado e bom para se ver, juntamente com a família ou alguém em destaque.

Podem ver o trailler aqui: http://www.youtube.com/watch?v=Jz5Ubqhru7g
                                                                                                                                         Filipa A.

Michael Bolton e Kenny G.

A dupla americana actua a 10 de Julho no Pavilhão Atlântico em Lisboa, e a 12 no Coliseu do Porto, os bilhetes já estão à venda e variam entre os 30 e os 85 euros.
Ambos os artistas revisitarão todos os grandes êxitos das respectivas carreiras.
O cantor e compositor Michael Bolton começou como vocalista de uma banda rock, ficando conhecido, mais tarde, com as baladas da sua carreira a solo. Sendo esta reconhecida com os prémios Grammy e American Music e uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywood. Dedica-se a trabalho humanitário contra a violência sobre mulheres e crianças.
O músico Kenny G. começou a tocar saxofone com apenas 10 anos, actualmente é detentor de dois recordes do Guinness. É um brilhante músico com mais álbuns a figurar no número um da tabela norte-americana de jazz contemporâneo instrumental, e com varias nomeações e vitórias nos prémios Grammy. 

                                                                                                                                 Marta F.

Beastly

A história do filme segue Kyle Kingson, um jovem que tem tudo, inteligência, beleza, riqueza e boas oportunidades, mas possui uma personalidade perversa e cruel. Após humilhar uma colega de classe, ele é amaldiçoado por ela para se tornar tudo o que ele mais despreza. Enfurecido com a sua nova e horrível aparência, ele vai atrás da rapariga e descobre que só terá a sua beleza de volta se fazer com que alguém consiga amá-lo, algo que ele considera impossível. Ao ver o que o filho se tornou, o pai de Kyle manda-o para o Brooklyn com uma empregada e um professor cego. No local, ele se envolve com um viciado em drogas e sua filha, que o ajudarão a descobrir o verdadeiro amor. Este filme é a versão moderna de a Bela e o Monstro.

                                                                                                                            Alice F.

Fast Five - Velocidade Furiosa 5

Este filme foi realizado por Justin Lin, onde a história é recheada de acção e aventura.
Desde que Brin O’Conner (Paul Waker) e Mia Toretto (Jordana Brewster) soltaram Dom Toretto (Vin Diesel), eles tem vindo a ultrapassar várias fronteiras para evitar a Policia. Acabam por ir para o Rio de Janeiro, onde terão de realizar um último trabalho para conquistar a liberdade. Entretanto no Brasil existe um empresário corrupto que os quer matar a todos, Reyes ( Joaquim de Almeida). Mas Luke Hobbs (Dwayne Johnson) um agente federal também presegue Reyes, e Luke Hobbs nunca falha um alvo. O agente acaba por ser destacado para perseguir Dom e Brian, e juntamente com a sua equipa de intervenção desencadeiam uma missão de grande escala para os capturar.
Entertanto Dom e Brian reúnem uma equipa de elite onde estão Chris "Ludacris" Bridges, Tyrese Gibson, Sung Kang, Gal Gadot, Matt Schulze, Tego Calderon e Don Omar, para roubar todo o dinheiro a Reyes. Luke Hobbs junta-se a Dom e …
Tudo é possível de ter acontecido, mas você irá descobrir.
É um excelente filme para quem gosta de aventura, acção e carros. E não só, o elenco é fabuloso.

Podem ver o trailler aqui: http://www.youtube.com/watch?v=FDOBLS8m2yE

                                                                                                                                      Filipa A.

Festivais Gil Vicente

    Estes começam hoje e decorrem até ao próximo dia 11.
    Os Festivais Gil Vicente estão de regresso à nossa cidade até ao dia 11! O Centro Cultural Vila-Flor (CCVF) volta a ser palco daquele que é considerado o principal festival de teatro de Guimarães.
     Prestes a comemorarem 25 anos de existência, os Festivais Gil Vicente têm tido um percurso produtivo que se centra agora no teatro contemporâneo. “Se no início, estes festivais eram muito centrados no seu patrono, Gil Vicente, com o decorrer dos anos, foram evoluindo para uma estratégia assumidamente contemporânea, com um conjunto de características próprias que passam pelo apoio à criação artística” recorda o programador, José Bastos. Para o responsável, “O festival que se realiza de forma ininterrupta desde 1987 e que conte neste ano com a parceria da Fundação Cidade de Guimarães- Organizadora da Capital Europeia da Cultura 2012- não é um mero repositório de espectáculos nem um simples acto de programação, apostamos fortemente na co-produção de novos trabalhos”. “Temos vindo a fazer uma grande aposta nestes festivais porque nos parece que o teatro é, de facto, uma arte fundamental, já que permite uma reflexão sobre a realidade em que vivemos”, sublinha José Bastos. “Num tempo de mudanças profundas, o teatro assume-se como linguagem de resistência à possível diluição da arte enquanto matéria de unidade de um povo”, defende José Bastos. Todos os espectáculos começam às 22:00 horas, excepto a peça de estreia, com início às 21:30 horas. São peças que vos aconselho a ver, pois defende a arte do teatro, e para quem é um fanático pelo teatro deve defende-lo e assistir a todas elas.

Destaques:
“ As três irmãs”- A mais recente encenação de Nuno Cardoso marca o início do festival.
“ Dido e Eneias”- Espectáculo do Théâtre de la Mezzanine em cena no sábado.
“ A Philosophia do Gabiru”- Projecto de Martim Pedroso, 9 de Junho.
“ Snapshots”- Fecha o festival, o Teatro da Garagem invoca histórias de amor inscritas em fotografias.

                                                                                                                                      Marta F.

Reunião Sombria

O quarto livro começa seis meses após a morte de Elena. Este livro é contado à partir do ponto de vista de Bonnie. Em uma festa de aniversário surpresa à Meredith, Bonnie e Caroline (juntamente com mais três amigas da escola) contactam Elena usando um tabuleiro de Ouija.
Elena avisa-lhes que todos da cidade estão em perigo. Ela diz que elas precisam chamar alguém, mas é interrompida, presumivelmente pelo espírito maligno, antes de dizer-lhes o resto. Antes de todas as raparigas conseguirem sair da casa, uma delas é atirada  pela janela do segundo andar e morre. Outra das raparigas  se torna insana após esse acontecimento.
Com a ajuda de Matt, Bonnie e Meredith executam um feitiço para chamar Stefan, e ele aparece à cidade com Damon. Os cinco trabalham para achar a origem do mal na cidade. A origem é Klaus, um vampiro muito antigo que transformou Katherine, a vampira que transformou Stefan e Damon. No final, depois da batalha que levou Stefan à beira da morte, Bonnie chama Elena para ajudar. O exército de espíritos é liderado por Elena, e ela é capaz de ajudar Stefan e Damon à derrotar Klaus.


                                                                                                                                           Alice F.

NY Portuguese Short Film Festival


            
No dia 2 e 3 de Junho, o Arte Institute de Nova Iorque vai promover o Festival de Curtas-Metragens Portuguesas. Cerca de 20 filmes serão exibidos por portugueses residentes em Portugal ou no estrangeiro. É a primeira vez que um evento deste tipo, envolvendo o cinema português, acontece nos Estados Unidos da América. Algumas das curtas-metragens serão apresentadas por jovens realizadores já galardoados com prémios europeus ou já seleccionados para outros festivais como o de Cannes. As exibições ocorrerão no Anthology Film Archives, no dia 2, e no Union Square Park, no dia 3. Tu poderás ir acompanhar este festival no Auditório Carlos Paredes e no Auditório da Universidade Lusófona.

                                                                                                                                      Ana P.

A Fúria

         O terceiro livro trata de Elena com sua adaptação ao vampirismo, bem como a sua confusão entre os dois irmãos. Embora tenham que ficar fora do caminho da cidade por causa do novo vampiro caçador, Stefan, Damon, Elena e os amigos dela terão que pesquisar sobre a sombria presença que tem ultrapassado a cidade e que também é suspeita por estar por trás da morte de Elena.
          Finalmente eles descobrem que esse tal "poder" é Katherine, que falsificou seu próprio suicídio séculos atrás.          
          Agora ela está determinada a se vingar dos dois irmãos por terem esquecido dela e terem se apaixonado por Elena. Ela planeja matar Elena e os irmãos Salvatore, enquanto também planeja disparar Fell’s Church e todos os outros para o mesmo fim.


                                                                                                                                      Alice F.

"Felizmente há Luar"

“Felizmente há Luar”
Esta obra fala sobre a revolução que os populares tentaram fazer, para isso tiveram a ajuda do General Gomes Freire de Andrade. Quando D.Miguel Forjaz descobriu que ele era quem estava por trás desta tentativa, mandou executar Gomes Freire, esta realizou-se à noite mostrando o que acontece àquelas pessoas que pensam em mudar a sociedade, D.Miguel acompanha a execução dizendo “felizmente há luar!”.  
Confesso que tinha grandes expectativas em relação a esta peça, mas desiludi-me. Grande parte da peça tal como o texto foram alterados, para confirmar isto dou-vos alguns exemplos:
- No 1ºacto o General Beresford fala em inglês enquanto Vicente faz uma espécie de tradução que não tem nada a ver com o que o General está a dizer;
- D.Miguel Forjaz de repente vomita… a que propósito?, este não demonstra uma atitude de poder, nem de um ser soberano, acima de tudo;
Tudo isto não aparece nem é representado no texto de Luís de Sttau Monteiro, tal como algumas indicações cénicas que não foram respeitadas:
- Efeito de som, a música estava muito alta e era colocada enquanto as personagens falavam, ou seja, não se percebia nada. Esta estava, também, deslocada da cena que estava no ar;
- Não foi encenada a cena do fogo (uma das representações cénicas mais importantes em toda a obra) em vez disso colocaram uma música “alegre” e todos começaram a dançar, incluindo Madalena. Esta supostamente devia estar arrasada pois o estava a ser executado no fogo, mas ela começa a dançar e diz “felizmente há luar” a cantar.
Não percebo porque mudaram tanto a encenação e efeitos cénicos da peça, concordo que devemos mudar algumas coisas mas não alterar os sentimentos que as personagens deveriam genuinamente sentir e não forçadamente. Cenas mais cómicas que dramáticas.

                                                                                               


                                                                                                                         Marta F.

Experiências na Estrangeiro

Portugal. Uma parte minúscula do Planeta Terra. Enquanto escrevo este artigo tento imaginar o universo extenso que me envolve e sinto simplesmente a necessidade de sair daqui. E não sou a única. Cada vez mais os jovens querem sair da sua cidade natal à procura de uma vida nova, a vida deles, a vida que eles escolheram e não a que foi escolhida para eles. A maior parte das razões é a procura de mais oportunidades de emprego, uma educação mais avançada, condições económicas mais favoráveis… Ou pode ser também as condições climáticas. O próprio tempo ou o tempo da vida, ambos são instáveis. Para uma jovem actriz, com certeza que o “tempo” é muito mais interessante lá fora. O maior problema que se opõe a essas viagens ou mudanças, é por vezes, a língua, peça do corpo humano constantemente húmida e com diversas funções. Aprender inglês é para muita gente, um bicho de sete cabeças, mas pode deixar de ser, se combinares a aprendizagem com a diversão: porque não passares duas semanas em Londres a aprenderes com os melhores professores? Se tens menos de 18 anos, e respectivas condições económicas, conheço uma escola nos arredores de Londres que te vai interessar.
A Regents engloba vários tipos de escola e deixa-nos um pouco atordoados com todas as opções possíveis, mas se souberes bem o que procuras, não vai haver problema. Na página principal da Regents (http://www.regents.ac.uk/) do lado esquerdo podes ver as respectivas escolas que lhe pertencem, nomeadamente a Escola de Filme, Media e Actuação de Londres (London School of Film, Media & Performance), o Colégio Americano Regent (Regent's American College) e a Escola da Língua Inglesa Internexus (Internexus English Language School), que é o que procuramos. Clica no link e vais directamente para o site da escola. Caso todos aqueles sites te dêem a volta à cabeça, usa simplesmente o próximo link para ter à pagina principal da Internexus, onde podes começar por escolher aonde queres ficar, no RU ou nos EUA: http://www.internexus.to/programs.html .
Muito conhecida, esta escola já foi a casa de muitos portugueses por curtos e longos períodos de tempo. Podes ficar de 2 a 48 semanas e escolhes entre vários tipos de cursos a tirar: intenso; semi-intenso; cursos ingleses de negócios; programa de residência da língua inglês; etc. Seja qual for a tua escolha, vai valer a pena. Não posso fazer uma estimativa dos preços porque é muito relativo, por isso se quiseres saber mais, clicas em “courses“, e do lado direito vais ter um anexo a dizer “our courses” e “questions?”. Aí vais ter as respostas para todas as tuas perguntas (incluindo os preços).
Desejo-te uma boa viagem!
Juliana B.

Santum-Santuario





Sanctum

Foi realizado por Alister Grierson e James Cameron, realizador do excelente filme, “Avatar”. Este filme baseia-se numa história verídica de Andrew Wight, um sobrevivente de uma derrocada na Caverna Pannikin Plain (Austrália) que felizmente não causou vítimas mortais.
            O filme retrata Frank McGuire (Richard Roxburgh) e a sua equipa de exploradores subaquáticos que acabam por ser surpreendidos por um ciclone enquanto exploravam as cavernas oceânicas, um sistema subterrâneo extremamente complexo e praticamente inatingível que está cheio de armadilhas naturais e mortais que acabam por dificultar a tarefa desses homens e mulheres.
 O melhor de “Sanctum” é o seu delicado visual tridimensional e os fantásticos cenários naturais que formam um maravilhoso ambiente sufocante e claustrofóbico que infelizmente se vai deteriorando à medida que a trama se desenvolve.
Com isto, posso concluir que é um bom filme de aventura, drama e acção para ver com os seus amigos, “Sanctum”.

                                                                                                                   Filipa A.

1º festival ao ar livre do ano - Spring Break Festival

                É o primeiro festival do ano e está á porta. É já nos dias 15 a 19 de Abril que vais poder usufruir de um cartaz noite repleto de nomes fortes e mais de 30 actividades desportivas e culturais.
                Organizado pela Total Fun, é mais um evento dirigido ao público jovem, aos estudantes do ensino secundário e a todos aqueles que queiram desanuviar, durante as férias do segundo semestre de aulas. As recomendações para a Total Fun são muitas, são líderes na organização de viagens de finalistas, de bailes de finalistas, de coberturas de iniciativas mundiais e produtores de variados eventos para o mercado jovem. Têm como parceiros e patrocinadores marcas relevantes como a Sagres, a Coca-Cola, o Licor Beirão, a TMN, a Optimus e o Casino da Figueira e canais televisivos fazem cobertura de grande parte dos seus eventos. Por isso, só tens a confiar no seu profissionalismo e eficácia para te darem diversão.
                Estas férias vai até Praia de Mira! Esquece as aulas, esquece os testes, esquece os trabalhos, esquece os professores. Diz olá à Primavera e vai divertir-te, tu e os teus amigos, para o Spring Break Festival ao som de Overule, Yes we Groove, Mastiksoul, entre muitos outros.

                                                                                                                                             Ana P.

Agenda De Teatro - Agora já não tens desculpa!

Não é difícil descobrir quais são as novas peças de teatro que irão estrear em Portugal. É uma das maravilhas da internet. Ainda assim, acredito que “a máquina não comete erros, o homem que a criou é que os comete”, por isso, vou hoje publicar um site que nos oferece as últimas estreias nos teatros do Porto e de Lisboa, juntamente com a data de estreia, as horas, e o custo do bilhete, sem qualquer margem de enganos. Exactamente, totalmente fiável! Espero que isto vos poupe algumas horas em frente ao computador, porque melhor do que este, há poucos. A “Agenda De Teatro” tem tudo que precisas.
Todos nós queremos e precisamos de ver, sentir e ouvir teatro, porque ele é necessário para a nossa vida, pois desenvolve as nossas capacidades de comunicação e expressão. Por isso, aqui têm algumas das próximas estreias que eu recomendo no Porto e em Lisboa:
-Lisboa
·         Teatro da Trindade: Caminhos (a partir de 17 de Março)
·         Teatro Municipal de S. Luiz: Dueto para um (a partir de 5 de Março)
·         Teatro Municipal Maria Matos: Dentro das Palavras (a partir de 2 de Março)
·         Culturgest: Holiday (a partir de 17 de Março)
-Porto
·         Teatro do Campo Alegre: Que Vergonha Rapazes (a partir de 10 de Março)
·         Mosteiro de São Bento da Vitória: A Morte do Palhaço (a partir de 28 de Abril)
·         Teatro Carlos Alberto: Azul Longe nas Colinas (a partir de 8 de Abril)
Nomeadamente às peças já em cartaz, recomendo principalmente “Demónios de Mcbeth” no Teatro da Trindade, “Mais Respeito Que Sou Tua Mãe” na Casa do Artista, ou no Teatro Armando Cortez, e “Os Actores, o que farias para ser um?” no Teatro-Estúdio Mário Viegas. Para além destas, “Wojtila” também captou a minha atenção e encontro-o em tudo à minha volta! Já não está em exibição no Teatro Tivoli, mas sem dúvida que deixou marca. Se quiseres saber mais sobre este espectáculo acede a www.musicalwojtyla.net e sabe mais acerca da história da vida de Karol Wojtila, o Papa João Paulo II.
Informação preciosa esta! Se não a quiseres perder, guarda já nos teus favoritos o site das estreias, a tua nova “Agenda de Teatro”: http://agendadeteatro.com/
“Silêncio! Que se vai cantar o Fado”!
Juliana B.

Black Swan


Black swan (cisne preto) realizado por Darren Aronofsky, tem como elenco principal Natalei Portman, Vicent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey,Winona Ryder…
O " Cisne Negro" é um filme que nos provoca uma sensação de incómodo, de tensão, pois não só as personagens, como a sua história desenlaça-se duma forma intensa e de grande pressão.
A história do filme revela o lado mais negro da competição nas companhias de bailado clássico. Natalie Portman representa Nina, uma bailarina carinhosa, ingénua mas tecnicamente perfeita. Quando a principal bailarina da companhia, Beth Maclntyre (Winona Ryder), se reforma, as audições abrem para a substituir numa nova adaptação do "Lago dos Cisnes". Nina concorre ao papel, invencível na pele de cisne branco mas com falta de sensualidade e garra para representar o cisne negro. Mila Kunis que representa Lilly é também escolhida para representar o “Cisne Preto” e a partir daí as duas competem para se tornarem a rainha dos cisnes.
Aí tudo muda, Nina começa a explorar toda a sua personalidade até ao momento desconhecida e aos poucos revela-se duma forma doentia e de loucura, isto por motivos sociais, como a pressão do seu director artístico como por ser retraída pela sua mãe. Por outro lado Nina tem de saber como lidar e resolver o lado provocador e sensual de Lilly.
A principal mensagem deste filme de Aronofsky é a capacidade humana de se chegar a limites quando se quer alcançar um objectivo.
Em "Cisne Negro" vemos o lado mais belo e negro do ballet. A bulimia, a competição extrema, a pressão familiar da perfeição e o assédio de quem tem o poder.
Este filme é uma experiência transcendente, intensa e evocativa, com a frase de encerramento a resumir não só o feito de Nina, mas o filme como um todo:

Filipa A.

Guimarães, Arte Contemporânea 2011

Em 2009, o Centro Cultural Vila Flor e a Escola Superior Artística do Porto-Guimarães iniciaram um projecto de parceria da qual resultou uma exposição colectiva de jovens artistas portugueses, cujo objectivo é realizar-se de dois em dois anos. Após a selecção, tal como a apresentação prévia dos trabalhos dos artistas vimaranenses ou ligados a esta cidade, procedeu-se ao projecto da exposição. Dou-vos a conhecer o nome destes artistas: André Banha/Dalila Gonçalves/Diogo Evangelista/Joana da Conceição/Jorge Maciel/Luís Vieira/Tiago Baptista.
Observei e analisei as várias obras expostas fazendo a minha leitura e crítica sobre elas. Uma das obras que vi foi criada por André Banha- A casa das Duas Portas: Madeira de Pinho- a casa apenas tem uma entrada mas com duas portas, uma situada no primeiro andar e a segunda na parte superior. Subimos pelas escadas e descemos por um escadote.
Tiago Baptista-Redenção era morrermos todos queimados/Pão nosso de cada dia/Agnus: Acrílico sobre papel- Foi talvez a primeira obra que me intrigou mais, esta continha cinco personagens no primeiro plano, todas com expressões desanimadas, tristes e revoltadas, como se estivessem a prever que a guerra estaria para chegar, uma personagem masculina esculpe o título da obra num bloco de pedra, uma outra encontra-se de costas, num tom cromático escuro e sombrio completamente afastado das outras personagens. Faço referência à guerra devido aos objectos que se encontram dispostos ao longo do primeiro plano, tais como: esculturas de cavaleiros armados; um míssil; avião de guerra e um soldado em sentido. No terceiro plano é-nos apresentado um céu obscuro com nuvens negras, que tornam esta obra triste e sombria mas ao mesmo tempo rica devido aos detalhes e às emoções que o autor conseguiu criar no espectador. Faço, agora, referência ao autor Jorge Maciel-Esta janela é que me vai salvar- Esta é uma casa construída com vários tipos de madeira, metais, etc. Tem no seu interior um binóculo, que olhando para ele observamos uma abelha morta e a janela ao fundo. Significado? Talvez essa abelha se quisesse salvar e recorreu à janela para escapar, mas não chegou a tempo. Porquê? No exterior dessa casa havia pequenos objectos tais como: um avião de guerra, um míssil e um carro de polícia, talvez a abelha tentasse escapar da guerra que destruiria a sua vida. Pergunto se esta obra se relaciona com a anterior. E porquê que a guerra está tão presente nesta exposição.




 












Marta F.

"Marley e Eu" - Um filme para a família

John (Owem Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar  uma nova  vida em West Palm Beach, na Flórida.  Eles trabalham em jornais concorrentes, compram um casa  e enfrentam os desafios de uma vida em conjunto. Indeciso com a capacidade em ser pai, John  enfrenta o  conselho de seu amigo  Sebastian (Eric Dane), que sugere que compre um cão  para a esposa. John aceita a sugestão e adopta Marley, um labrador de 5 kg lhes vais trazer muitas dores de cabeça mas ao mesmo tempo amor e carinho .É comprado por menos dinheiro que os seus irmãos  por ser o mais traquinas .Transforma num grande  cão de 45 kg, o que torna a casa deles num total caos .Espero que as pessoas que ainda não viram o filme nem o livro que vejam porque o filme é de fazer rir e chorar. E para as pessoas que viram espero que comentem.

Alice F.

Festivais de Cinema em Portugal

Para todos os amantes de cinema português aqui vão alguns dos festivais que premeiam todos os artistas, todos os realizadores, todas as histórias de telas lusitanas, e não só, mas que também dão a conhecer novos filmes, artistas cinematográficos de garagem e proporcionam grandes momentos aos espectadores. Esperamos apimentar mais um pouco a vossa vontade de conhecer e viver neste meio.
Internacionalmente mais conhecido é o FANTASPORTO, edição internacional de cinema do Porto. Realizado entre os meses de Fevereiro e Março, o FANTASPORTO já foi consagrado pela revisita “Variety” como um dos sessenta mais importantes festivais do mundo e tornou-se no mais significativo e falado evento cultural e cinematográfico de Portugal. Já vai na 31ª edição e este ano promete a reencarnação dos mitos do nosso imaginário como zombies, monstros novos e clássicos, feiticeiras e viagens a mundos reais e irreais.
O Arouca film festival realiza-se em Aveiro desde 2003, internacionalizando-se em 2004. Apropriado mais a curtas-metragens embora também receba filmes de vários tipos de duração e de várias partes do mundo.
Doclisboa, festival de Outono, apresenta as antestreias dos documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, inclusive a retrospectiva de um autor universalmente aclamado. Proporciona ainda aos participantes actividades extra de conhecimento entre profissionais e o público.
Faial film fest é o festival de cinema dos Açores que agrega, pela 6ª vez consecutiva, oito realidades culturais da comunidade de países portugueses, assim como, Portugal, Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe, Guiné-bissau, Cabo Verde, Timor leste e Moçambique. Caracteriza-se como um espaço de encontro entre as gentes do cinema e como uma janela aberta para quem quiser abandonar o anonimato.

Catarina P.

Para supostos actores

Nós, artistas de palco, sofremos pela perfeição e ainda passamos fome porque infelizmente, a Industria Cinematográfica Portuguesa ainda não está suficientemente desenvolvida para nos sustentar a todos, e muitos jovens desistem da idéia por essa mesma razão.
Se tivesses um escritório e um emprego garantido como dentista, colocarias em causa a tua paixão pelo teatro ou pelo cinema? No fundo é tudo uma questão de valores, mas será mesmo insensato escolher uma profissão cujo futuro é completamente imprevisível? Será mesmo errado atirarmo-nos de corpo e alma a algo tão apaixonante e ainda com tão pouca forma e valor? (sim, porque qualquer pessoa que entra nos “Morangos Com Açúcar” pode denominar-se, desde o momento, actor ou actriz)
A resposta é diferente em todos os casos, e quem sou eu para julgar-vos? Até mesmo a pessoa mais bondosa e humilde do mundo (se é que ela ainda exista) já teve as suas dúvidas. Ao mesmo tempo que ser dentista nos oferece uma vida cheia de luxo e futilidades (presumivelmente), ser actor pode ser igualmente gratificante. Um Doutor não precisa de encarnar múltiplas personagens, nem de saber utilizar o corpo e a voz a seu proveito, nem recebe aplausos quando trata de cáries, e com certeza que não passa por casting atrás de casting a lutar contra uma grande quantidade de concorrência, à espera que o reconheçam pelo seu talento.
Atenção! Não estou a desvalorizar o esforço e o trabalho de ninguém! Aliás, dentistas ou não, o cargo que ocupam é tão importante como o de um varredor de rua. Precisamos de dentistas para tratarem da nossa aparência tal como precisamos de varredores de rua para manter a nossa cidade limpa e bem vista. Todos os empregos dão o seu contributo à sociedade e é essa a razão da sua existência se não estou enganada.
Mas não vamos dispersar: se optaste por ser fiel aos teus objectivos, vamos dar-te uma mãozinha e dizer-te quais as universidades que deverás recorrer se realmente quiseres seguir este rumo. Porque quanto maior for o teu currículo, mais hipóteses tens de ganhar, e isto aplica-se a qualquer caso, por isso, para além de estudar muito, uma actriz deve também viajar imenso, principalmente por Inglaterra e pela América fora.
·         ATC – Escola de actores - www.act-escolaactores.com
·         Escola Profissional de Teatro de Cascais - www.eptc.com
·         Escola Superior Artística do Porto - www.esap.pt
·         Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa - www.estc.ipl.pt
·         Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto - www.esmae-ipp.pt
·         Instituto de Formação, Investigação, e Criação Teatral - www.ifict.org
·         Universidade de Évora (Licenciatura em Teatro) – www.uevora.pt
Desejamos-te imensa sorte porque o caminho é turvo e difícil, mas com dedicação e trabalho tudo é possível. E não te esqueças de ter uns dentes suficientemente bem cuidados porque a aparência também conta!
Juliana B.

"O Turista"





O filme “O Turista” de suspense, de Florian Henckel von Donnersmarck, tem como, grande elenco principal Angelina Jolie,Johnny Depp, Paul Bettany, Steven Berkoff, Timothy Dalton, entre outros.
Este filme foi realizado em Paris e em Veneza, mas sobretudo na cidade Italiana, onde mostra a espectacular paisagem desta cidade e nos leva a conhecer um pouco mais.
O filme retrata-nos uma história superior a todas as histórias de filmes de suspense que vi anteriormente. Começa por nos mostrar os passos de Elise Clifton-Ward (Angelina Jolie), que é acompanhada por uma equipa de Policia. O motivo de Elise Clifton-Ward ser seguida foi por ter vivido com Alexander Pearce que é seguido pela policia por dever uma enorme quantia de dinheiro devido aos impostos. Ninguem sabe como Alexander Pearce é, devido a sua vida de fugitivo, fez várias operações plásticas. Ele envia uma carta a Elise, onde lhe diz para ir ter com ele a Veneza e, que no caminho, procure alguém parecido físicamente com ele, para enganar a polícia. Elise segue as ordens a 100% e,  no Metro a caminho da cidade italiana, foi de encontro com um professor de matemática Frank Tupelo (Johnny Depp), que viaja sozinho. Ele fica atraído por Elise e aceita o convite de  ir até ao hotel dela. Só que logo Frank se torna alvo de Reginald Shaw (Steven Berkoff), um poderoso gângster que andava atrás de Pearce.
Uma verdadeira história com um final inesperado e chocante que causa tanto impacto como o Estranho Caso de Benjamin Button. É definitivamente o melhor filme para ver sexta à noite com a família.
Filipa A.