Para supostos actores

Nós, artistas de palco, sofremos pela perfeição e ainda passamos fome porque infelizmente, a Industria Cinematográfica Portuguesa ainda não está suficientemente desenvolvida para nos sustentar a todos, e muitos jovens desistem da idéia por essa mesma razão.
Se tivesses um escritório e um emprego garantido como dentista, colocarias em causa a tua paixão pelo teatro ou pelo cinema? No fundo é tudo uma questão de valores, mas será mesmo insensato escolher uma profissão cujo futuro é completamente imprevisível? Será mesmo errado atirarmo-nos de corpo e alma a algo tão apaixonante e ainda com tão pouca forma e valor? (sim, porque qualquer pessoa que entra nos “Morangos Com Açúcar” pode denominar-se, desde o momento, actor ou actriz)
A resposta é diferente em todos os casos, e quem sou eu para julgar-vos? Até mesmo a pessoa mais bondosa e humilde do mundo (se é que ela ainda exista) já teve as suas dúvidas. Ao mesmo tempo que ser dentista nos oferece uma vida cheia de luxo e futilidades (presumivelmente), ser actor pode ser igualmente gratificante. Um Doutor não precisa de encarnar múltiplas personagens, nem de saber utilizar o corpo e a voz a seu proveito, nem recebe aplausos quando trata de cáries, e com certeza que não passa por casting atrás de casting a lutar contra uma grande quantidade de concorrência, à espera que o reconheçam pelo seu talento.
Atenção! Não estou a desvalorizar o esforço e o trabalho de ninguém! Aliás, dentistas ou não, o cargo que ocupam é tão importante como o de um varredor de rua. Precisamos de dentistas para tratarem da nossa aparência tal como precisamos de varredores de rua para manter a nossa cidade limpa e bem vista. Todos os empregos dão o seu contributo à sociedade e é essa a razão da sua existência se não estou enganada.
Mas não vamos dispersar: se optaste por ser fiel aos teus objectivos, vamos dar-te uma mãozinha e dizer-te quais as universidades que deverás recorrer se realmente quiseres seguir este rumo. Porque quanto maior for o teu currículo, mais hipóteses tens de ganhar, e isto aplica-se a qualquer caso, por isso, para além de estudar muito, uma actriz deve também viajar imenso, principalmente por Inglaterra e pela América fora.
·         ATC – Escola de actores - www.act-escolaactores.com
·         Escola Profissional de Teatro de Cascais - www.eptc.com
·         Escola Superior Artística do Porto - www.esap.pt
·         Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa - www.estc.ipl.pt
·         Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto - www.esmae-ipp.pt
·         Instituto de Formação, Investigação, e Criação Teatral - www.ifict.org
·         Universidade de Évora (Licenciatura em Teatro) – www.uevora.pt
Desejamos-te imensa sorte porque o caminho é turvo e difícil, mas com dedicação e trabalho tudo é possível. E não te esqueças de ter uns dentes suficientemente bem cuidados porque a aparência também conta!
Juliana B.

Sem comentários:

Enviar um comentário