Para todos os amantes de cinema português aqui vão alguns dos festivais que premeiam todos os artistas, todos os realizadores, todas as histórias de telas lusitanas, e não só, mas que também dão a conhecer novos filmes, artistas cinematográficos de garagem e proporcionam grandes momentos aos espectadores. Esperamos apimentar mais um pouco a vossa vontade de conhecer e viver neste meio.
Internacionalmente mais conhecido é o FANTASPORTO, edição internacional de cinema do Porto. Realizado entre os meses de Fevereiro e Março, o FANTASPORTO já foi consagrado pela revisita “Variety” como um dos sessenta mais importantes festivais do mundo e tornou-se no mais significativo e falado evento cultural e cinematográfico de Portugal. Já vai na 31ª edição e este ano promete a reencarnação dos mitos do nosso imaginário como zombies, monstros novos e clássicos, feiticeiras e viagens a mundos reais e irreais.
O Arouca film festival realiza-se em Aveiro desde 2003, internacionalizando-se em 2004. Apropriado mais a curtas-metragens embora também receba filmes de vários tipos de duração e de várias partes do mundo.
Doclisboa, festival de Outono, apresenta as antestreias dos documentários da última temporada e reúne uma série de programações não competitivas, inclusive a retrospectiva de um autor universalmente aclamado. Proporciona ainda aos participantes actividades extra de conhecimento entre profissionais e o público.
Faial film fest é o festival de cinema dos Açores que agrega, pela 6ª vez consecutiva, oito realidades culturais da comunidade de países portugueses, assim como, Portugal, Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe, Guiné-bissau, Cabo Verde, Timor leste e Moçambique. Caracteriza-se como um espaço de encontro entre as gentes do cinema e como uma janela aberta para quem quiser abandonar o anonimato.Catarina P.
Sem comentários:
Enviar um comentário