Black swan (cisne preto) realizado por Darren Aronofsky, tem como elenco principal Natalei Portman, Vicent Cassel, Mila Kunis, Barbara Hershey,Winona Ryder…
O " Cisne Negro" é um filme que nos provoca uma sensação de incómodo, de tensão, pois não só as personagens, como a sua história desenlaça-se duma forma intensa e de grande pressão.
A história do filme revela o lado mais negro da competição nas companhias de bailado clássico. Natalie Portman representa Nina, uma bailarina carinhosa, ingénua mas tecnicamente perfeita. Quando a principal bailarina da companhia, Beth Maclntyre (Winona Ryder), se reforma, as audições abrem para a substituir numa nova adaptação do "Lago dos Cisnes". Nina concorre ao papel, invencível na pele de cisne branco mas com falta de sensualidade e garra para representar o cisne negro. Mila Kunis que representa Lilly é também escolhida para representar o “Cisne Preto” e a partir daí as duas competem para se tornarem a rainha dos cisnes.
Aí tudo muda, Nina começa a explorar toda a sua personalidade até ao momento desconhecida e aos poucos revela-se duma forma doentia e de loucura, isto por motivos sociais, como a pressão do seu director artístico como por ser retraída pela sua mãe. Por outro lado Nina tem de saber como lidar e resolver o lado provocador e sensual de Lilly.
A principal mensagem deste filme de Aronofsky é a capacidade humana de se chegar a limites quando se quer alcançar um objectivo.
A principal mensagem deste filme de Aronofsky é a capacidade humana de se chegar a limites quando se quer alcançar um objectivo.
Em "Cisne Negro" vemos o lado mais belo e negro do ballet. A bulimia, a competição extrema, a pressão familiar da perfeição e o assédio de quem tem o poder.
Este filme é uma experiência transcendente, intensa e evocativa, com a frase de encerramento a resumir não só o feito de Nina, mas o filme como um todo:
Filipa A.
Sem comentários:
Enviar um comentário