"Felizmente há Luar"

“Felizmente há Luar”
Esta obra fala sobre a revolução que os populares tentaram fazer, para isso tiveram a ajuda do General Gomes Freire de Andrade. Quando D.Miguel Forjaz descobriu que ele era quem estava por trás desta tentativa, mandou executar Gomes Freire, esta realizou-se à noite mostrando o que acontece àquelas pessoas que pensam em mudar a sociedade, D.Miguel acompanha a execução dizendo “felizmente há luar!”.  
Confesso que tinha grandes expectativas em relação a esta peça, mas desiludi-me. Grande parte da peça tal como o texto foram alterados, para confirmar isto dou-vos alguns exemplos:
- No 1ºacto o General Beresford fala em inglês enquanto Vicente faz uma espécie de tradução que não tem nada a ver com o que o General está a dizer;
- D.Miguel Forjaz de repente vomita… a que propósito?, este não demonstra uma atitude de poder, nem de um ser soberano, acima de tudo;
Tudo isto não aparece nem é representado no texto de Luís de Sttau Monteiro, tal como algumas indicações cénicas que não foram respeitadas:
- Efeito de som, a música estava muito alta e era colocada enquanto as personagens falavam, ou seja, não se percebia nada. Esta estava, também, deslocada da cena que estava no ar;
- Não foi encenada a cena do fogo (uma das representações cénicas mais importantes em toda a obra) em vez disso colocaram uma música “alegre” e todos começaram a dançar, incluindo Madalena. Esta supostamente devia estar arrasada pois o estava a ser executado no fogo, mas ela começa a dançar e diz “felizmente há luar” a cantar.
Não percebo porque mudaram tanto a encenação e efeitos cénicos da peça, concordo que devemos mudar algumas coisas mas não alterar os sentimentos que as personagens deveriam genuinamente sentir e não forçadamente. Cenas mais cómicas que dramáticas.

                                                                                               


                                                                                                                         Marta F.

Experiências na Estrangeiro

Portugal. Uma parte minúscula do Planeta Terra. Enquanto escrevo este artigo tento imaginar o universo extenso que me envolve e sinto simplesmente a necessidade de sair daqui. E não sou a única. Cada vez mais os jovens querem sair da sua cidade natal à procura de uma vida nova, a vida deles, a vida que eles escolheram e não a que foi escolhida para eles. A maior parte das razões é a procura de mais oportunidades de emprego, uma educação mais avançada, condições económicas mais favoráveis… Ou pode ser também as condições climáticas. O próprio tempo ou o tempo da vida, ambos são instáveis. Para uma jovem actriz, com certeza que o “tempo” é muito mais interessante lá fora. O maior problema que se opõe a essas viagens ou mudanças, é por vezes, a língua, peça do corpo humano constantemente húmida e com diversas funções. Aprender inglês é para muita gente, um bicho de sete cabeças, mas pode deixar de ser, se combinares a aprendizagem com a diversão: porque não passares duas semanas em Londres a aprenderes com os melhores professores? Se tens menos de 18 anos, e respectivas condições económicas, conheço uma escola nos arredores de Londres que te vai interessar.
A Regents engloba vários tipos de escola e deixa-nos um pouco atordoados com todas as opções possíveis, mas se souberes bem o que procuras, não vai haver problema. Na página principal da Regents (http://www.regents.ac.uk/) do lado esquerdo podes ver as respectivas escolas que lhe pertencem, nomeadamente a Escola de Filme, Media e Actuação de Londres (London School of Film, Media & Performance), o Colégio Americano Regent (Regent's American College) e a Escola da Língua Inglesa Internexus (Internexus English Language School), que é o que procuramos. Clica no link e vais directamente para o site da escola. Caso todos aqueles sites te dêem a volta à cabeça, usa simplesmente o próximo link para ter à pagina principal da Internexus, onde podes começar por escolher aonde queres ficar, no RU ou nos EUA: http://www.internexus.to/programs.html .
Muito conhecida, esta escola já foi a casa de muitos portugueses por curtos e longos períodos de tempo. Podes ficar de 2 a 48 semanas e escolhes entre vários tipos de cursos a tirar: intenso; semi-intenso; cursos ingleses de negócios; programa de residência da língua inglês; etc. Seja qual for a tua escolha, vai valer a pena. Não posso fazer uma estimativa dos preços porque é muito relativo, por isso se quiseres saber mais, clicas em “courses“, e do lado direito vais ter um anexo a dizer “our courses” e “questions?”. Aí vais ter as respostas para todas as tuas perguntas (incluindo os preços).
Desejo-te uma boa viagem!
Juliana B.

Santum-Santuario





Sanctum

Foi realizado por Alister Grierson e James Cameron, realizador do excelente filme, “Avatar”. Este filme baseia-se numa história verídica de Andrew Wight, um sobrevivente de uma derrocada na Caverna Pannikin Plain (Austrália) que felizmente não causou vítimas mortais.
            O filme retrata Frank McGuire (Richard Roxburgh) e a sua equipa de exploradores subaquáticos que acabam por ser surpreendidos por um ciclone enquanto exploravam as cavernas oceânicas, um sistema subterrâneo extremamente complexo e praticamente inatingível que está cheio de armadilhas naturais e mortais que acabam por dificultar a tarefa desses homens e mulheres.
 O melhor de “Sanctum” é o seu delicado visual tridimensional e os fantásticos cenários naturais que formam um maravilhoso ambiente sufocante e claustrofóbico que infelizmente se vai deteriorando à medida que a trama se desenvolve.
Com isto, posso concluir que é um bom filme de aventura, drama e acção para ver com os seus amigos, “Sanctum”.

                                                                                                                   Filipa A.

1º festival ao ar livre do ano - Spring Break Festival

                É o primeiro festival do ano e está á porta. É já nos dias 15 a 19 de Abril que vais poder usufruir de um cartaz noite repleto de nomes fortes e mais de 30 actividades desportivas e culturais.
                Organizado pela Total Fun, é mais um evento dirigido ao público jovem, aos estudantes do ensino secundário e a todos aqueles que queiram desanuviar, durante as férias do segundo semestre de aulas. As recomendações para a Total Fun são muitas, são líderes na organização de viagens de finalistas, de bailes de finalistas, de coberturas de iniciativas mundiais e produtores de variados eventos para o mercado jovem. Têm como parceiros e patrocinadores marcas relevantes como a Sagres, a Coca-Cola, o Licor Beirão, a TMN, a Optimus e o Casino da Figueira e canais televisivos fazem cobertura de grande parte dos seus eventos. Por isso, só tens a confiar no seu profissionalismo e eficácia para te darem diversão.
                Estas férias vai até Praia de Mira! Esquece as aulas, esquece os testes, esquece os trabalhos, esquece os professores. Diz olá à Primavera e vai divertir-te, tu e os teus amigos, para o Spring Break Festival ao som de Overule, Yes we Groove, Mastiksoul, entre muitos outros.

                                                                                                                                             Ana P.